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5 erros na definição da margem de lucro de serviços

5 Erros Na Hora De Definir A Margem De Lucro Para Prestadores De Serviços - Contabilidade em Brasília - DF | Expert Easy Contabilidade

5 erros na hora de definir a margem de serviços

Conheça os erros mais comuns na definição da margem de lucro pelos prestadores de serviço – como evitá-los e não sair perdendo na precificação

De forma direta e resumida, a margem de lucro é uma métrica que expressa em porcentagem que mostra a quantidade de dinheiro gerada pela venda de produtos ou serviços. 

A definição correta é fundamental para quem busca o estabelecimento de um negócio próspero.

No entanto, muitas vezes o prestador de serviços comete erros em seu cálculo, prejudicando sua saúde financeira.

Para te ajudar a lidar com essas questões e evitar erros, preparamos esse artigo! 

Confira e entenda como evitar os 5 principais erros hora de definir a margem de lucro. 

Quais os erros ao definir a margem de lucro?

1. Não levar em conta a sazonalidade e demanda flutuante

Algumas atividades econômicas têm períodos de alta demanda e outros de baixa.

Esse fator é comum na comercialização de produtos e também pode ser observado para os serviços.

No entanto, essas mudanças podem afetar diretamente a lucratividade do negócio. Infelizmente, muitos prestadores de serviços ignoram esses padrões, o que pode resultar em uma margem de lucro insuficiente durante os períodos de baixa demanda.

Portanto, na hora de calcular, é preciso levar em consideração a sazonalidade, a fim de garantir uma lucratividade equilibrada ao longo do ano.

2. Desconsidera o valor percebido

Outro erro comum é não levar em conta a percepção do cliente sobre o quão valioso é o serviço prestado em relação ao preço cobrado.

Sem essa análise, a sua precificação pode ser incorreta, dificultando que a empresa alcance a margem de lucro necessária para manter as atividades.

É importante realizar pesquisas de mercado e análise da concorrência para entender o valor percebido pelo cliente em relação ao serviço oferecido, garantindo uma proposta de valor competitiva.

3. Calcular como se vendesse produtos

Há vários fatores que podem influenciar os resultados de cada tipo de setor, por isso, adotar a abordagem incorreta para sua atividade pode ser prejudicial para o resultado do cálculo.

Devido às variações nos processos de produção, como o uso de diferentes materiais e mão de obra, os preços naturalmente diferem entre os setores, com margens ideais distintas para cada setor.

Por isso, é fundamental saber como deve ser feito o cálculo para cada setor e atividade em específico.

4- Não considerar todos os valores no período de análise 

O cálculo da margem de lucro sempre considera um período. 

Por isso, é importante garantir que as receitas e os custos sejam exatamente do mesmo período e todos eles sejam considerados para um cálculo preciso.

5. Não diferenciar margem de lucro líquido de margem de lucro bruto

A margem de lucro pode ser categorizada em dois tipos: lucro bruto e lucro líquido.

A margem bruta é calculada com base no lucro bruto da sua empresa, ou seja, a diferença do preço de venda e os custos diretos.

Já a margem líquida é calculada com a diferença entre o lucro e todos os custos, incluindo impostos e todos os custos indiretos.

Separamos mais alguns artigos para te ajudar na gestão de seus serviços. Veja a seguir:

Conte com a Expert Easy Contabilidade para uma precificação sem erros!

Conhecer sua margem de lucro é um processo simples, mas é fundamental ter todos os custos, despesas e números da empresa bem-organizados e alinhados com a realidade. 

Se você achou o processo complicado, não se preocupe.

Aqui na Expert Easy somos especialistas em contabilidade para Prestadores de Serviços e podemos ajudá-lo a simplificar seu cálculo e liberar tempo para que você se concentre na gestão eficaz de sua empresa.

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